sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Normas básicas para o jejum da Quaresma e da Sexta-Feira Santa

 Hoje é sexta! dia de Jejum e abstinência!!!

 “No momento favorável eu te ouvi, no dia da salvação, te socorri. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação.” (2 Cor. 6,20).


fonte: https://comshalom.org/normas-basicas-para-o-jejum-da-quaresma/

O jejum

São chamadas ao jejum as pessoas que possuem entre dezoito e cinquenta e nove anos completos. Os demais podem fazer, mas sem obrigação.

Grávidas e doentes estão dispensados do jejum, bem como aqueles que desenvolvem árduo trabalho braçal ou intelectual no dia. Essa orientação vale para a quarta-feira de cinzas, para as demais sextas-feiras da Quaresma e para a Sexta-feira da Paixão.

Água e remédios são permitidos em qualquer tipo de jejum, dentro e fora do tempo da quaresma.

Nota: para não se fugir à orientação da Igreja, este jejum pode ser tornado mais rigoroso, mas não atenuado. Pode-se, caso sirva para vivê-lo melhor,  fazer outros tipos de jejum conhecidos, tais quais:

  1. – Pão e água:  também conhecido como jejum bíblico, fazê-lo à base de pão e água durante o dia.

  2. – À base de líquidos:  tais quais chás, sucos, laticínios, menos caldos.

  3. Abster-se de alguma das refeições: escolhe-se uma das refeições para não ser feita e comer moderadamente nas duas outras, não se abstendo de água.

  4. –  Jejum completo: neste só é permitido água durante o dia.

E para ser o jejum que é prescrito, necessariamente referir-se-á à alimentação. As demais mortificações, ou penitências, podem ser bem vindas, porém não são jejum.

A abstinência

  • Deixar de comer carnes de animais de sangue quente – bovina (gado), ovina (carneiro), aviária (frango, galeto, galinha…), bubalina etc – , bem como seus caldos de carnes.

  • Permite-se o uso de ovos, laticínios e gordura. Nos dias prescritos, o jejum feito, ou que se esteja fazendo, não desobriga a abstinência durante todo o dia.

  • Estão obrigados à abstinência os que tiverem completado quatorze anos, e tal obrigação se prolonga por toda a vida. Além disso, grávidas que necessitem de maior nutrição e doentes que, por conselho médico, precisam comer carne, estão dispensados da abstinência, bem como os pobres que recebem carne por esmola.

Abstinência parcial: carne permitida só na refeição principal/completa.

Quando fazer Jejum?

1.Quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira Santa da Paixão do Senhor: são os dois dias do ano em que a Igreja define jejum e abstinência obrigatórios.

2. Sextas-feiras da Quaresma (que estão entre os dias assinalados pelo calendário antigo como Sextas-feiras das Têmporas): jejum recomendado e abstinência obrigatória.

3. Demais dias da Quaresma, EXCETO domingos: jejum e abstinência parcial recomendados.

4. Demais sextas-feiras do ano, EXCETO se forem Solenidades: abstinência obrigatória, mas não é obrigatório o jejum.

Para ficar mais claro ainda: Se alguma solenidade da Igreja cair na sexta-feira, mesmo dentro da Quaresma, não se tem jejum e nem abstinência.

Roteiro espiritual Quaresma e Semana Santa 2023

O caminho espiritual “Do Deserto à Ressurreição!” é o tema do itinerário do caminho, que trará a cada dia conteúdos que irão permitir aprofundar o seu caminho espiritual para Semana Santa e Páscoa do Senhor. 

Vivamos juntos este caminho rumo à Ressurreição! 

Para saber mais acesse: comshalom.org/quaresma


Nenhum comentário:

Postar um comentário